terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A casa mal assombrada



Mateus e Raian estavam brincando na rua de baixo da casa deles, quando avistaram uma casa abandonada, com uma parte do muro derrubada. Essa casa era muito grande e com uma arquitetura bem antiga. Curiosos, entraram no lote para verem mais de perto. Mateus estava com muito medo, pois as pessoas da cidade comentavam que a casa era mal assombrada.
Ao contrário Raian era muito corajoso e queria entrar na casa de todo jeito para ver o que tinha lá dentro, mas Mateus não queria, então logo em seguida os dois foram embora.
À noite, Raian não parava de pensar naquela casa, quando teve a ideia de voltar lá na noite seguinte. De tanto insistir, seu amigo acabou concordando em ir, pois também ficou curioso, mesmo estando com medo. Ao chegarem na casa, a porta estava entreaberta e uma luz distante aparecia em seu fundo. Impressionados, os dois foram ver o que era aquela luz, mas quando foram chegando perto ela foi desaparecendo. Então os dois foram embora para casa assustados. Ainda assim a curiosidade de saber o porquê da casa ser assim. Foram até um velho morador daquele bairro para perguntá-lo se ele sabia algo sobre aquela estranha casa. O velho morador chamado Sebastião, então começou a contar aos garotos a história daquela antiga casa.
Dizia ele que ali morava uma senhora chamada Madalena, ela era muito orgulhosa que não aceitava a ajuda de ninguém e também não ajudava. Esta senhora tinha como sua maior paixão sua casa, pois era muito solitária na vida. Certo dia, ela arrumando sua amada casa, uma parte do muro despencou sobre sua cabeça, assim ela morreu. Mas diz que sua alma vagava pela casa há muitos e muitos anos, antes mesmo que Mateus e Raian nascessem, contou Sebastião.
Os dois garotos queriam ajudar a alma desta senhora a se libertar, mesmo sabendo que ela não aceitaria a ajuda de ninguém. Mesmo assim voltaram à casa e, vasculhando todos os cômodos da casa, eles se depararam com a alma da senhora. Tremeram de medo, e ela os expulsando de sua casa, dizia:
_ Saiam da minha casa, aqui não é lugar para vocês seus pirralhos!
Então foram embora. Alguns dias se passaram e Raian sentiu que teria que fazer algo para ajudar a alma da senhora a se libertar daquela casa. Então novamente chamou Mateus para achar uma ideia para salvar a alma da senhora. Pensando bastante acharam uma solução e foram colocar ela em prática. Entraram na casa, corajosos e confiantes, foram até a sala e mexeram na cadeira predileta dela para chamar a sua atenção. Logo a senhora apareceu e os garotos firmaram o corpo e confiantes começaram a conversar com a alma da senhora Madalena. Convenceram ela que ali poderiam fazer da casa um abrigo para pessoas solitárias, e que apego às coisas materiais não levaria a nada. E explicando a sua ideia a Madalena, ela se comoveu com a coragem dos garotos e sua vontade de ajudá-la. Então Raian e Mateus também convenceram os seus pais de reformar a casa e criar o tal abrigo.
Depois de tudo estar pronto, os dois voltaram ali sozinhos e se deparam com a alma de Madalena, então um deles perguntou:
_ Por que a senhora ainda não foi embora? _ E ela respondeu:
_ Estava a esperar que vocês viessem para que eu pudesse agradecer a vocês por libertarem a minha alma, e mesmo estando morta me ensinarem que o apego material não leva a nada.
Assim, a senhora Madalena seguiu o seu caminho. Os garotos se sentiram com dever cumprido, e daquela casa mal assombrada, um novo lar se fez.

Mateus - 20

Um comentário:

  1. os dois garotos foram muito corajoso de entrar em uma casa mal assomnbra mas q bom q no final deu tudo certo os meninos consegiuram a liberta a alma de Madalena e convenseram seus pais a fazer um abrigo naquela casa mal assombrada.

    Edirlaine Gonçalves207

    ResponderExcluir