terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A essência da felicidade

Perto da casa de Marina havia um bosque onde sempre brincava à tarde, mas nunca se afastava muito. Um desses dias, brincando com sua boneca preferida, apareceu um enorme e estranho rato; eles se observaram por muito tempo. De repente, o rato deu uma intrigante piscada para Marina, disse para ela o seguir e correu bosque adentro. Ela o seguiu por uns 15 minutos até que chegaram em frente a um portal de pedra, com palavras escritas no topo: “Essência da felicidade”. O rato a pediu para se sentar... Marina ficou muito intrigada e disse ao rato:
_ Que lugar é esse?
E ele a respondeu:
_ Ah, é o lugar onde sua felicidade plena você irá encontrar!
Mas Marina o indagou dizendo:
_ Eu já sou completamente feliz, tenho pais que me amam, estudo e brinco sempre aqui neste bosque.
E o rato a respondeu:
_ Sei que você é feliz, mas lhe trouxe aqui para mostrar qual é a essência da felicidade, pois quando se é nova como você é fácil se manter feliz porque as pessoas à sua volta trabalham para que isso aconteça. Mas quando o tempo passa nos esquecemos que temos que buscar a nossa felicidade.
_ É mesmo? E como você sabe disso?
_ Há muito tempo, observo as pessoas e muitas delas vêm aqui no bosque. E apenas reclamam da vida e se esquecem que a felicidade é algo que tem que ser conquistado!
_ Então você vai me ensinar como conquistar a minha felicidade para toda a vida?
_ Vou te ensinar como conquistá-la, mas um dia após outro.
_ Tá bom, pode começar a falar!
_ A 1ª lição que você irá aprender é que para ser feliz é necessário conhecer você mesmo, ou seja, suas qualidades e defeitos. 2ª lição: respeitar todas as pessoas mesmo não gostando delas ou de suas práticas.
_ Mas por que preciso me conhecer e respeitar as pessoas já que a minha felicidade depende de mim?
_ Você deve se conhecer para assim colocar limites em você e nunca ultrapassar o bom senso. E 3ª lição, mocinha: ninguém é feliz sozinho. Portanto, manter uma boa convivência com as pessoas é essencial, entendeu?
_ Sim, continua!
_ 4ª lição: ser paciente, maleável. Nem tudo vai acontecer do seu jeito! 5ª lição: se expresse sempre, pois falar faz bem à alma. Quem guarda muita coisa uma hora solta e esta pode ser uma hora errada. 6ª lição: VIVA O PRESENTE, APRENDA COM O PASSADO E PENSE NO FUTURO. Afinal, você irá passar por todas estas fases da vida. 7ª lição: viva um dia após o outro, pois dias melhores e piores virão, não se entregue ao estresse, pois isso mata aos poucos!
_ Nossa, quanta coisa é necessária para ser feliz!
_ Já está acabando! 8ª lição: tenha boas amizades, ter verdadeiros amigos só nos traz benefícios! 9ª lição: se apaixone sempre. Talvez você vá até chorar, mas o benefícios superam isso, e quando o verdadeiro amor vier ame, se entregue a este sentimento que não pode ser explicado, apenas sentido. Para terminar, 10ª lição, que é a mais importante: tenha Deus como centro de sua vida, pois ele é a razão de estarmos aqui...
_ Estou impressionada, mas como você sabe de tudo isso, você é algum anjo?
_ Não, aprendi tudo isso observando vocês seres humanos, e decidi passar para você tudo que aprendi ao longo desses meus 30 anos.
_ Muito obrigada, mas agora tenho que ir embora, vamos!
_ Sim, mas me prometa que vai por tudo isso em prática para que assim você seja uma pessoa feliz.
_ Sim, eu prometo.
E Marina foi para sua casa escreveu tudo aquilo que o rato havia lhe dito, colou em seu diário e decidiu que iria seguir todas as lições...

Lorena - 30

2 comentários:

  1. Jorlania diz:
    a essência da felicidade esta em todos os nossos atos ,ações,atitudes gestos que se reflitiram no presente e no futuro de toda nossas vidas.ser feliz é amar a si mesmo para que possamos amar aos outros.


    jorlania Figueiredo - 208

    ResponderExcluir
  2. foi uma um conto muito bem feito essa menina tem futuro .kkkk

    ResponderExcluir