quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O baú mágico

Os irmãos Catarina e Damião haviam encontrado uma estranha e pequena porta na parede do porão, mas sua mãe interrompeu a brincadeira chamando-os para se deitar… tiveram de conter a curiosidade para o dia seguinte. Quase não conseguiram dormir. Passava mil coisas pela cabeça de cada um, mas enfim pegaram no sono. No outro dia, chegando em casa depois da aula, foram direto ao porão, não aguentavam de tanta curiosidade, Damião abriu a porta do porão e logo se espantou, haviam somente coisas velhas sem utilidades.
Catariana que estava muito empolgada, logo virou seu rosto, com olhar de decepção, e disse ao seu irmão:
_ Vou sair deste lugar, aqui não tem nada de interessante.
Damião mais curioso falou para Catarina:
_ Vou ficar aqui, não tenho nada pra fazer lá em cima mesmo.
Catarina se dirigiu para seu quarto, e lá ficou sossegada. Enquanto isso, seu irmão começou a vasculhar o porão, lá tinha muitas ferramentas velhas, objetos antigos, coisas que Damião nem sabia que existia. Começou a escurecer e ele resolveu acender a luz do tal porão. Quando Damião acendeu a luz, observou que tinha um baú escondido atrás de uma cortina velha. Ele foi se aproximando do baú e, quando tentou abrir, sua irmã Catarina lhe chamou. Damião logo se assustou, correu apagou a luz do porão e fechou a porta. Ele chegou entusiasmado e contou para Catarina que havia descoberto um baú e que iria abri-lo no dia seguinte. Catarina nem se interessou pelo que Damião estava dizendo.
No dia seguinte, Damião estava aflito para voltar logo da escola pra saber o tinha dentro daquele baú. No caminho da volta da escola Damião chamou Catarina para ir com ele no porão para saber o que havia dentro do baú. Catarina topou a proposta. Chegando em casa, eles foram para o porão. Damião não aguentava mais de curiosidade. Então Catarina abriu o baú, quando olharam dentro do baú haviam apenas alguns bonecos velhos e enferrujados. Catarina então se zangou e saiu do porão, Damião que havia ficado o dia inteiro pensando no tal baú se decepcionou, então ele fechou o baú e quando estava saindo do porão, avistou uma chave que brilhava muito. Ele logo se entusiasmou de novo, pegou a chave e olhou direto para o baú. Se dirigiu até ele e girou a chave no bau trancando. No mesmo momento destrancou o baú e o abriu. Quando ele olhou para dentro do baú se espantou, pois todos os bonecos enferrujados tinham se transformado e ganharam vida.
Damião, eufórico, correu para chamar sua irmã, mas ela estava zangada pois nada naquele porão lhe agradava. Mesmo depois de seu irmão ter lhe contado sobre os bonecos, Catarina não acreditava em nenhuma palavra de Damião. Mas Damião estava insistindo muito para sua irmã ver os tais bonecos, Catarina então desceu com Damião. Chegando lá em baixo no porão, Damião mostrou a ela a chave e a deu para abrir o baú e ver com seus próprios olhos o que ele havia acabado de ver.
Catarina abriu o baú e viu mais uma vez os mesmos bonecos velhos e enferrujados. Damião naquele momento não estava acreditando no estava acontecendo, Catarina nervosa disse a seu irmão:
_ Não me incomode mais com suas brincadeiras!
Catarina saiu do porão, Damião muito triste sentou-se perto do baú e chorou! Ele queria de qualquer jeito provar pra sua irmã que os bonecos do baú tinham vida.
Damião resolveu então abrir o baú novamente, ele abriu e os bonecos velhos estavam dentro do baú, mas estavam novos e com vida. Damião não se conteve de tanta felicidade. Por muitas e muitas semanas, o que ele só fazia era brincar com seus bonecos dentro do porão. Passado um mês, sua irmão Catarina não aguentava mais de curiosidade, pois seu irmão estava sempre alegre e sorridente. Ela então resolveu ir no porão para ver o que estava acontecendo... Chegando lá, ela se deparou com seu irmão brincando com os bonecos velhos. Catarina então disse:
_ O que está fazendo com esses bonecos velhos?
Damião então respondeu:
_ Estou brincando com meus bonecos que são novos e cheios de vida!
Catarina retrucou:
_ Novos? Esses bonecos estão caindo aos pedaços. _ E ele disse:
_ Depende da forma que você vê!
Damião então resolveu ajudar sua irmã a sonhar como ele, ele colocou os bonecos dentro do baú, trancou e disse:
_ Pense no que você deseja e tenha fé.
Catarina se concentrou, pegou a chave, rodou no baú, abriu e ficou espantada com aquilo que estava acontecendo. Os bonecos velhos e enferrujados se transformaram, como seu irmão havia dito. Catarina e Damião tiveram o melhor natal de suas vidas.
Muito tempo depois, seus pais fizeram uma faxina no porão, e jogaram muitas coisas fora, incluindo o baú. Catarina e Damião não acreditavam que iriam ficar sem o baú. Ele ficou muito triste e, antes que o baú fosse jogado fora, eles o abriram pela última vez. Damião rodou a chave e se espantou, dentro dele não havia mais nada, somente um papel sujo e amaçado escrito: “Nunca Deixe de Sonhar”.

Pedro - 26

Um comentário:

  1. Esse texto ficou muito bom,mas q pena quando Catarina começou acretidar q tinha bonecos novos e com vida no bau elelfoi jogado fora

    EDIRLAINE GONÇALVES DOS SANTOS 207

    ResponderExcluir